A Mercedes-Benz tem trabalhado pesado no desenvolvimento de tecnologias para seus caminhões, principalmente para novos modelos em desenvolvimento, como os veículos movidos à eletricidade. Entre as novas tecnologias, está um novo sistema de pagamento, que permite que os caminhões da montadora conversem com máquinas de cobrança de todos os tipos.
Os caminhões recebem um número de identificação único, e com esse número, podem fazer transações de pagamento de postos de combustível, pedágios e outros locais. A tecnologia foi batizada de Truck Wallet, e já foi usada com sucesso para pagamento em uma estação de recarga de veículos elétricos.
“Com o Truck-ID e Truck Wallet, lançamos as bases para a interação autônoma entre caminhões e outras máquinas – um verdadeiro marco tecnológico. Nosso objetivo é que, no futuro, os caminhões poderão atuar em seu próprio nome em vários campos de aplicação, e os motoristas poderão concentrar-se mais em suas tarefas de direção e as empresas de transporte se beneficiarão de uma redução significativa do trabalho administrativo e de processos mais seguros, o que torna praticamente impossível coisas como golpes de cartão de combustível, em que os criminosos copiam um cartão de combustível e espiam a senha que está sendo inserida. Também em termos de caminhões altamente automatizados, nossos protótipos mostram a direção em que tais desenvolvimentos podem ir”,diz o Dr. Helge Königs, chefe do projeto Truck Wallet da Daimler Trucks.
O sistema funciona como um cartão de crédito e débito, mas com mais tecnologia envolvida e com um sistema de criptografia pesado, que impede que os dados sejam vazados.
A conexão entre o caminhão e as máquinas de pagamento é feita por meio de uma rede wi-fi. O sistema ainda é um protótipo, e não tem data para chegar ao mercado.